...
"Um país sem remédios não tem saúde.
Um país sem livrarias não tem remédio"
- Bernardo Gurbanov, Presidente.


GfK apresenta o Comportamento do Varejo no Mercado do Livro no Brasil, durante o Seminário A Sociedade do Conhecimento e o Livro como Ferramenta, organizado pela ANL.



FONTE:ANL

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS





Data da Publicação: 17/05/2018

Relatório completo clique aqui

Históricos do Relatórios GfK clique aqui


 


 

Fábio Assunção, gerente de negócios da GFK expôs durante o Seminário A Sociedade do Conhecimento e o Livro como Ferramenta, evento abriu as comemorações dos 40 anos da Associação Nacional de Livrarias-ANL, um panorama sobre O comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. O executivo apresentou os números do primeiro trimestre de 2018. O panorama indica que na cesta de bens duráveis; comparado com as categorias Telecom, Linhas Branca e Marrom, TI e Portáteis; os livros representam um crescimento em unidades de 3%. Nesse primeiro trimestre apresentou um crescimento de 10%. Em valor a categoria cresceu 9%.



Dentre os segmentos de livros analisados, a categoria que mais cresceu nos últimos meses foi a de HQ, com aumento de 42% nos números de vendas, seguida por 24% de crescimento do segmento Turismo / Lazer / Culinária que representa 3% do mercado.

Analisando os dados regionais, o Sudeste cresceu 3 pp comparando com o primeiro trimestre de 2017 e, assim como o resultado apresentado nas últimas pesquisas mensais da GfK, o canal de vendas Livrarias se consolida representando 92% das vendas de livros, mas segundo os dados analisados, o e-commerce vem ganhando espaço no mercado.

Sobre os livros físicos e e-books, o físico ainda se sustenta representando 99,9% das vendas, porém os e-books merecem destaque apresentando um crescimento significativo de três dígitos ano a ano. “Já o audiobook anda na contramão e ainda não decolou”, completou Fábio em sua apresentação.

O Seminário A Sociedade do Conhecimento e o Livro como Ferramenta abriu as comemorações da Associação Nacional de Livrarias - ANL que completa 40 anos em 2018. O evento, que aconteceu na sede da Fecomercio, em São Paulo/SP, neste mês de maio teve realização da ANL, co-realização Allure Consultoria; e apoios da Copenhagen Institute for Futures Studies, Fecomercio e GFK.




 

 

(fonte de entrevista: MGA Comunicações, Publishnews)