ANL elege Diretoria Executiva para o biênio 2018/2019


Foi eleita, nessa manhã de quarta-feira 22 de novembro de 2017, a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional de Livrarias-ANL. A Chapa Renovação foi reeleita para mais um mandato, no período de 01 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019. Tendo a frente, como Diretor-presidente Bernardo Gurbanov, em seu segundo mandato, fazem parte dessa diretoria.

CHAPA RENOVAÇÃO

DIRETORIA EXECUTIVA – BIÊNIO 2018/2019 - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE LIVRARIAS

Diretor – presidente - Bernardo Gurbanov (Livraria Letraviva – SP); Vice - presidente financeiro - Ednilson Xavier (Livraria Leitura – PE); Diretor de Comunicação - Samuel Seibel (Livraria da Vila – SP); Diretor Secretário - Rui Campos (Livraria da Travessa – RJ) e Diretor Institucional - Carlos Eduardo Sanita (Dist. Galeria Saber e Ler – Campinas / SP). Suplentes: Marcus Teles (Livraria Leitura – MG); Vitor Tavares (Livraria Loyola – SP); e Magda Krauss (Livraria Saber e Ler – Campinas/SP).

A Chapa também é composta pelo Conselho Fiscal Eleito em seu Biênio 2017/2018: Edson Adriano Pedroso (Livraria Paulus – SP); Nivaldo Madureira de Almeida Junior (Livraria Pedagógica Paulista – Sorocaba – SP); e Carlos Taufik Haddad (Imprensa Oficial do Estado SP – SP).

“Após um ano e oito meses temos enorme satisfação de concluir satisfatoriamente o mandato 2016/2017.
Contribuímos com a entidade, contando com o apoio dos membros da Diretoria executiva e de diversos associados. Em 2016, assumimos esse compromisso em meio a uma crise econômica generalizada e, embora tivéssemos consciência dos grandes desafios, conseguimos conquistar nossas principais metas. Fizemos o máximo em prol dos associados, dentro das possibilidades da ANL durante esse percurso.” Esclarece Bernardo Gurbanov, presidente eleito da ANL.

“Como principais conquistas, destacamos a realização da 26ª e 27ª Convenção Nacional de Livrarias. A primeira, organizada e desenvolvida em um tempo recorde de apenas três meses, recolocou a ANL no cenário institucional do livro brasileiro, reunindo alguns dos principais gestores do mercado editorial e livreiro e contou com o apoio das principais entidades do setor. Já a 27ª edição, foi um dos melhores eventos que a ANL já realizou segundo a opinião dos nossos próprios apoiadores e patrocinadores. Também registramos um alto índice de aprovação por parte do público presente, principalmente pelas temáticas escolhidas para o evento de 2017.” Complementa o executivo.

Plano de Metas Biênio 2018-2019

Com o objetivo de atender as expectativas e necessidades institucionais e comerciais de seus associados, a ANL apresenta o plano de metas da Diretoria executiva para o mandato do Biênio 2018/2019.

  • Capacitação Profissional e regulamentação da profissão de livreiro

A ANL propõe a realização de um curso de formação de profissionais com status de pós-graduação nas carreiras de Letras, Pedagogia e/ou Biblioteconomia, aprovado pelo MEC.  A entidade reforça  a valorização da profissão de livreiro através de uma formação acadêmica adequada. “Nossa profissão, aliás, ainda não é reconhecida e muito menos regulamentada. A rigor, os livreiros são fiscalmente apenas comerciantes. Com a parceria da Fundação Escola de Sociologia e de São Paulo - FESP-SP, já elaboramos a proposta para o desenvolvimento do curso de pós-graduação. Obtendo a aprovação inicial de nossos associados e do mercado livreiro em geral, demonstrando efetivo interesse; a ANL e a FESP farão grande esforço para agilizar o processo de inscrição da primeira turma de 2018.  A ANL buscará também o apoio de outras entidades do setor, assim como do poder público.” Destaca Gurbanov.
Para 2018 a ANL também tem como objetivo desenvolver alguns seminários e cursos de curta duração, com temas específicos, como ferramental de melhorias para o dia a dia do negócio.

  • Realizar a pesquisa: Diagnóstico do Setor Livreiro e o Levantamento do banco de dados das livrarias brasileiras.

 

A ANL já iniciou alguns preparativos para o desenvolvimento do próximo levantamento de dados e o lançamento do Anuário Nacional de Livrarias 2018.

O objetivo é modernizar a ferramenta de dados através de um Aplicativo que seja um facilitador no encontro entre livrarias e clientes, desenvolvido especialmente para os sistemas Android e IOS. O novo APP terá serviços e ferramentas com uma série de benefícios às livrarias.

A Associação tem plena convicção sobre a importância do investimento em pesquisas. A análise e interpretação dos dados são uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões, tanto para os empresários do setor como o de novos empreendedores.

Demais metas:

  • Incrementar o número de Associados
  • Desenvolver a Convenção Nacional de Livrarias 2018/2019
  • Fortalecer a presença da ANL em Feiras de livros e festivais literários nacionais e internacionais
  • Promover o empreendedorismo no setor livreiro
  • Fortalecer as relações com as principais entidades do setor livreiro e editorial
  • Fortalecer as relações com o poder público

 

“As propostas da nova gestão da Diretoria Executiva para o próximo biênio visam representar a classe livreira e marcar presença como profissionais atuantes que somos dentro desse mercado tão rico de oportunidades!” finaliza Gurbanov.

Assessoria de Imprensa: MGA Comunicações - Jornalista: Marilu G. do Amaral (mtb 14.830)
e-mail: imprensa@anl.org.br - fone: 11 99127 5268 ou 2261 4360
Fan Page: http://www.facebook.com/livrarias.anl Twitter: @ANL_Livrarias — Site: www.anl.org.br