Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP chega a sua 15ª Edição


Aberto nesta última sexta-feira, dia 27 de outubro o 15º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP acontece até o próximo dia 5 de novembro na cidade de Imperatriz no Maranhão. Com uma programação cultural bem ampla, o SALIMP traz o tema "Juventude & Cultura – Por que o jovem não gosta de ler?" e tem como patrono o acadêmico Adalberto Franklin, falecido no março de 2017.

O Salão do livro de Imperatriz tem como objetivo estimular a cultura na região, com palestras, oficinas, eventos musicais, exposições, debates e gincanas culturais. É interesse também do SALIMP impulsionar o mercado literário e habituar jovens e adultos no habito de ler.

Realizado pela Academia Imperatrizense de Letras – AIL, em parceria com a empresa RPS Eventos, o SALIMP conta com 64 estandes, que trazem 35 distribuidoras, livrarias e editoras de todo o Brasil, com cerca de 30 mil títulos dos mais diversos gêneros. Entre os parceiros do 15º SALIMP, a AIL conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Imperatriz e da Associação Nacional de Livrarias-ANL.

Em entrevista ao oprogressonet.com, o representante da RPS Eventos, empresa paulistana que coordena o circuito do livro pelo país, Dilson Santos informou que este ano o SALIMP conta com o retorno do estande da livraria do Senado Federal, bem como da Editora Cortez, uma das mais estruturadas do Brasil. "A maioria dos expositores está vindo da bienal do livro, em Recife", informa Santos.

De acordo com o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, o SALIMP ultrapassou as fronteiras, tanto de Imperatriz quanto do Maranhão, uma vez que recebe visitantes dos estados vizinhos. "É resultado da dedicação e obstinação dos membros da Academia Imperatrizense de Letras, parceiros e voluntário", afirma Trajano ao mesmo veículo.

O salão tem a expectativa de reunir cerca de 150 mil pessoas, em seus 10 dias de duração. Fazem parte da estrutura oficial do evento: a Arena Multicultural, Café Literário, Gincana Cultural, Soletrando, Oficinas, Programação Musical, IX Festival de Música de Imperatriz, Exposições Permanentes, Expositores e Serviços.

O 15º SALIMP tem como atração musical a escola SoMaior, Anna Picoli e Mano Borges, Grupo 3 + 1 e Cláuber Martins, (Dinossauros) Ed Franklin e Cruz Gago, Musical Escola Militar, Jessier Quirino, Lília Diniz e Banda Freedom, Kelly Rosa (1ª eliminatória do FMI), Marcos Cortez (2ª eliminatória) e Socorro Lira (final do Festival de Música de Imperatriz).

Também apoiam o evento: Porto do Itaqui, Hot Bel, Franco Engenharia, Júpiter, UFMA, Fundação Rio Tocantins, Canal, ACII, UEMASUL, SENAC, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Fundação Josué Montello, Mateus, Bodim Bicicletas e Motos, Universidade Aberta do Brasil, Hospital de Câncer de Barretos, Gráfica Copacabana, Projeto Caminhada Passos que Salva, INLC e PRINT.